HISTÓRIA:
Em 1729, Domingos Gomes Belliago estabeleceu o Arraial de Belliago a margem direita do Rio Taquari com o intuito de ajudar as monções, que iam de São Paulo a Cuiabá, ou que de lá vinham.
Pela resolução 09 de 1862, Herculano Ferreira Vena, governador da província, criou o núcleo colonial de Taquari junto ao Arraial de Belliago, que teve a denominação de Herculânea e é atualmente a cidade de Coxim.
Foi elevada a distrito pela Lei nº 1 de 06 de novembro de 1872 e o município criado pela Lei nº 202, de 11 de abril de 1898. Comemora-se no dia 11 de abril sua emancipação política.
A cidade reconhecida por ser um dos principais locais de pesca do país, e vem atraindo milhares de turistas
Coxim pertence a região centro-oeste do estado do Mato Grosso do Sul. Inicialmente, índios caiapós habitavam em Coxim. Ela era conhecida pelos índios como “Portal Monçoeiro do Pantanal”, “Capital do Peixe” e “Terra do Pé-de-cedro”. A cidade está situada na borda setentrional da Bacia do Alto Paraguai. Coxim é um dos principais pontos de pesca do país, atraindo milhares de turistas, pescadores amadores, que buscam as águas piscosas dos rios Taquari, Coxim, Jauru e Piqueri. A cidade possui um centro econômico e turístico regional, sendo nacionalmente conhecida por abrigar diversos ícones paisagísticos, como as cachoeiras: Salto, Palmeiras e os Rios Taquari e Coxim. Coxim é o maior município da região norte de Mato Grosso do Sul, sendo o mais populoso também. Coxim é uma das únicas cidades de Mato Grosso do Sul que é reconhecido nacionalmente. Coxim possui um grande número de hotéis, ranchos e pousadas. A cidade é um dos principais pontos de pesca do Brasil. Nos últimos anos, foram estabelecidas na cidade a Universidades Federal e Estadual de Mato Grosso do Sul.