Pela terceira vez em cinco semanas, José Vitor Leme conquistou o título de uma etapa da Unleash The Beast, a principal divisão da Professional Bull Riders, maior liga de Montaria em Touros do mundo. A terceira vitória da temporada foi conquistada na noite de domingo (5) no evento realizado no Golden 1 Center, em Sacramento, capital do estado da Califórnia nos Estados Unidos.
Anteriormente o atleta natural de Ribas do Rio Pardo-MS havia vencido também as etapas realizadas em New York City e Chicago no mês de janeiro. O brasileiro ficou de fora das cinco primeiras etapas da temporada, realizadas ainda em novembro e dezembro do ano passado enquanto se recuperava de uma lesão nas costelas, mas venceu logo as duas primeiras etapas que disputou e até então estava em segundo lugar na classificação do campeonato.
Com o desempenho no evento de três dias em Sacramento, Leme chegou a liderança do campeonato mundial da PBR, somando 594,00 pontos, uma vantagem considerável de 115,00 pontos para o agora vice-líder Andrew Alvidrez. Esta é a primeira vez que o sul-mato-grossense chega ao posto de número 1 do mundo depois da conquista de seu segundo título mundial em novembro de 2021.
O título da 10ª etapa da temporada da Unleash The Beast veio de forma invicta com o brasileiro suportando os oito segundos nos três touros que montou no fim de semana, incluindo a montaria da vitória em The Right Stuff, touro velho conhecido do atleta e que desta vez lhe proporcionou 87,50 pontos, suficientes para terminar em primeiro lugar. Leme segue com 68% de aproveitamento na temporada, tendo feito uma montaria qualificada (oito segundos) em 13 dos 19 touros que montou até agora.
Na noite de sábado ele ainda participou da terceira edição do PBR 15/15 Bucking Battle, uma competição especial que reúne somente os 15 melhores atletas do ranking desafiando 15 touros da elite da PBR, onde ficou com a segunda posição e ganhou pontos extras para aumentar ainda mais sua liderança no ranking. No total, o brasileiro faturou US$ 52,5 mil em prêmios neste fim de semana ultrapassando a marca de US$ 150 mil nas cinco etapas em que competiu.
Esta foi a 26ª vitória da carreira de José Vitor Leme na elite da PBR, o que coloca ele sozinho na quarta posição da lista de maiores vencedores do todos os tempos, a apenas seis vitórias de igualar o recorde. A liderança do ranking mundial coloca o brasileiro também na eminência de um terceiro título mundial, o que faria dele apenas o terceiro atleta em 30 anos de história da PBR a vencer três campeonatos.
A temporada da principal divisão da PBR terá ainda mais 13 etapas antes da Final Mundial que acontece de 12 a 21 de maio em Fort Worth no Texas e que pagará ao campeão mundial o bônus de 1 milhão de dólares. O próximo desafio de José Vitor Leme já é neste próximo fim de semana com a 11ª etapa do campeonato em Tulsa no estado de Oklahoma, cidade onde ele já foi vencedor em 2018 e 2022.
Outros dois brasileiros terminaram entre os cinco melhores da etapa de Sacramento. O acreano Ramon de Lima foi o quarto colocado, enquanto o estreante Flávio Zivieri garantiu a quinta colocação ao participar de apenas sua segunda etapa na elite do campeonato.
PrimeComm Sports / Agência PrimeComm
Fotos: PBR – Andy Watson