Dourados (MS) – A Polícia Militar, através do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Dourados, divulgou hoje (03/10), o balanço das ações desenvolvidas nos meses de julho, agosto e setembro de 2023 e, em destaque, os resultados alcançados no mesmo período de 2022. Os dados apresentados evidenciam o constante compromisso da Instituição com a preservação da ordem pública, buscando melhorar a sensação de segurança da população.
As ações dos policiais militares que integram o efetivo do 3º BPM e suas subunidades, resultaram na captura de 68 indivíduos que estavam foragidos da justiça, apreensão de mais de duas toneladas de drogas, 32 veículos recuperados, 12 armas apreendidas e 409 pessoas encaminhadas à Delegacia de Polícia.
O mês de agosto foi marcado pela campanha nacional “Agosto Lilás”. Esta campanha visou o alerta à população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra mulher, que vão desde a conscientização até a denúncia.
Podemos destacar o compromisso institucional no enfrentamento à violência doméstica contra mulheres e, neste sentido, o Promuse (Programa Mulher Segura) da Polícia Militar, fiscalizou 332 medidas protetivas de urgência, registrando 147 boletins de ocorrências de violência. Ainda, realizou nove visitas técnicas, seis palestras e 10 eventos na rede de enfrentamento, bem como 18 prisões em flagrantes por descumprimento de medida protetiva de urgência.
O Programa Mulher Segura e o 3º BPM vêm trabalhando arduamente no combate à violência doméstica, seja de forma preventiva ou repressiva contra os agressores em desfechos trágicos, às famílias e às mulheres. Prioriza também o atendimento nos casos de violências em andamento, ou em casos em que a vítima dispõe de medidas protetivas e estabelecidas pelo Poder Judiciário, mas que o infrator insiste em desobedecer.
A iniciativa da Polícia Militar através do 3º BPM, juntamente com órgãos que fazem parte da rede de apoio socioassistencial de enfrentamento à violência contra mulher, promoveu um intenso trabalho de conscientização e repressão através de palestras e eventos que foram efetivados na cidade de Dourados e região.
O aumento dos números de atendimento às vítimas, de prisões em flagrante por descumprimento de medidas protetivas de urgência e de medidas protetivas de urgência fiscalizadas ocorridos nestes três meses, em comparação ao mesmo período no ano passado, simbolizam o aumento da confiança, crescendo assim o número de denúncias e solicitando orientações. Para maiores informações sobre o Promuse, pelo telefone funcional (67) 99272-1585.
Frente a estes resultados, as operações de fiscalização de trânsito, bem como blitzes educativas realizadas pelas equipes de policiamento de trânsito, em conjunto com a Guarda Municipal, Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), no perímetro urbano deste município, contribuíram para reduzir o número de homicídios culposos no trânsito, em comparação ao mesmo período do ano de 2022. Em Dourados a redução foi de 83,3% no índice, conforme dados estatísticos da Agetran.
Dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) mostram redução de 25% de roubos e 17% de furto na cidade de Dourados e região neste ano, em comparação ao ano passado.
Um dos principais fatores para a diminuição da criminalidade e prevenção de delitos é a colaboração e a integração da sociedade com a Polícia Militar. A forma mais eficiente de participação comunitária é o acionamento do telefone emergencial 190 quando o cidadão presencia uma infração criminosa. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido, caso seja de interesse do cidadão. A qualidade das informações repassadas, são de suma importância para o sucesso da atuação policial e prisão dos infratores.
O Comandante do 3ºBPM, Tenente-Coronel PM Samuel Castilho Ferreira Aragão, destacou que os resultados alcançados são fruto do trabalho desenvolvido pelos militares, que permanecem firmes no compromisso de aprimorar ainda mais a qualidade da prestação do serviço policial à população Douradense e região. Ressaltou ainda importância da integração de todos os órgãos de segurança pública presentes neste município e região, tanto a nível federal, quanto estadual e municipal, tais como, a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Detran.
A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul não para!
_Assessoria de Comunicação Social 3º Batalhão de Polícia Militar_