A Casa da Mulher Jardinense, fruto de cooperação entre o Estado do Mato Grosso do Sul e o Município de Jardim/MS, completou nesta quinta-feira, 26/10, um ano de funcionamento. Sua estrutura conta com a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) e setor psicossocial de atendimento à mulher em situação de violência.
Em comemoração a data realizou-se um café da manhã para as mulheres atendidas pela casa. A coordenadora da casa Ana Claudia Pleutin ressaltou que o espaço tornou-se ponto de referência para as mulheres Jardinense que se sentem acolhidas e seguras.
Na palavra de uma das atendidas, ter procurado a Casa da Mulher Jardinense foi uma chance de compreender e entender que tem chances para um recomeço. “Em meio a dor é possível ver um jardim de flores. A cada sessão pude entender que mesmo com dor pode ter cura, que feridas podem cicatrizar. Estar aqui me faz sentir melhor, algo que já não sabia o que era sentir”, comentou a vítima que pediu para não ter o nome divulgado.
A Delegada Allana Zarelli lembrou que a Casa da Mulher Jardinense é instrumento pioneiro no setor, por ser o primeiro no interior do Estado do Mato Grosso do Sul a contar, em um mesmo prédio, com Delegacia de Atendimento à Mulher, Assistente Social, psicóloga clínica, grupos de reflexão, ou seja, ofertando um serviço público global, em que toda a rede de enfrentamento à violência contra mulher atua simultaneamente.
Também participou do café da manha a Prefeita Municipal Cleidiane Areco Matzenbacher, os policiais civis lotados na DAM- Jardim, os servidores municipais lotados no setor psicossocial da Casa da Mulher Jardinense.