Em investigação de feminicídio, Polícia Civil cumpre mandados de busca em dois presídios e prende duas pessoas preventivamente
W3.CSS

‘Na manhã desta segunda feira (31/07/2023), a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher de Nova Andradina, com apoio da Seção de Investigações Gerais deste mesmo município e da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), deu cumprimento a três mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão, em continuidade a uma série de diligências investigativas acerca de feminicídio ocorrido em meados de julho.

Em 12/07/2023, durante o dia, um indivíduo do sexo masculino adentrou a residência em que se encontrava uma mulher de 27 anos (Maurília Sartori Marques) e efetuou três disparos de arma de fogo contra esta, ceifando-a de sua vida, tendo se evadido do local logo após o cometimento dos fatos. No mesmo dia, foi efetuada pela Polícia Civil a prisão em flagrante do executor dos disparos, que segue ainda preso preventivamente.

Durante as investigações realizadas pela DAM de Nova Andradina, foram identificados diversos envolvidos no delito, tendo o fato sido cometido em associação criminosa organizada, com divisões de tarefas distintas. Assim, para além da captura do executor, foram identificados o mandante do delito e dois outros partícipes.

Dessa forma, a autoridade policial representou pelas prisões preventivas de todos os envolvidos e por buscas com o intuito de localizar e apreender os aparelhos celulares utilizados na comunicação dos envolvidos com o mandante, que se encontrava recluso na PED (Penitenciária Estadual de Dourados). Portanto, após parecer favorável do Ministério Público, foram judicialmente deferidos os pedidos formulados.

A primeira ação realizada se deu na PED, local no qual o mandante do crime, indivíduo integrante de facção criminosa e ex-namorado da vítima, encontra-se recluso. Em tal ocasião, se deu o cumprimento da prisão preventiva do investigado, assim como foi feita uma busca pela localização e apreensão do celular utilizado pelo mandante do crime para articular toda a ação criminosa.

Uma ação paralela se deu no Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Nova Andradina, onde foi dado cumprimento a um segundo mandado de prisão preventiva em desfavor de outro partícipe identificado.

Por fim, foi realizada busca e apreensão em residência de indivíduo simpatizante da facção, que há pouco havia sido liberto da Penitenciária Estadual de Dourados, local no qual cumpria pena juntamente com o mandante dos fatos. Assim, foi cumprida a busca em sua residência com o intuito de localizar e apreender o celular utilizado pelo investigado para manter contato com o autor intelectual do crime, sistematizou e ordenou o cometimento do delito quando ainda recluso em estabelecimento prisional .

Ao todo, três pessoas se encontram presas preventivamente.