“Operação Campo Mais Seguro’ – Com bons resultados, Comando de Policiamento de Área 3 e SEJUSP encerram mais uma etapa de ações de combate ao crime no campo
W3.CSS

A grande ‘força tarefa’ de combate ao crime no Campo iniciada no último dia 29, teve seu encerramento na manhã de hoje (01.04). Coordenada pelo Coronel PM Marcos do Nascimento Silva, Comandante do CPA-3, a “Operação Campo Mais Seguro – Policiamento Rural”, ação integrada com a SEJUSP, DELEAGRO, DOF, bem como do BOPE, Grupamento Aéreo da PMMS e efetivo das unidades subordinadas ao CPA-3, ocorreu nas zonas rurais das cidades de Aquidauana, Anastácio, Bonito, Bodoquena, Jardim e cidades adjacentes.

A motivação que desencadeou a operação pautou-se no entendimento que a violência e os crimes contra o patrimônio deixaram há muito tempo de ser uma exclusividade dos centros urbanos e se instalaram também no meio rural. O sucesso do agronegócio e o avanço da agricultura e da pecuária, setores que nos últimos anos se tornaram locomotivas da economia brasileira, passaram a atrair a atenção de criminosos, que se aproveitaram para cometerem furtos de máquinas, equipamentos, veículos e de animais, provocando pesadas perdas a população da zona rural.

Assim, as equipes empenhadas focaram as ações em diversas vertentes, desde o planejamento prévio das ações baseadas nas manchas criminais rurais e nos serviços de inteligência policial, para definir quais seriam os aparatos logísticos e humanos que seriam utilizados, até a saída a campo, propriamente dita, nos locais sensíveis à pratica desses tipos de crimes.

No tocante a desestruturação, 03 (três) armas de fogo, que possivelmente seriam utilizadas no cometimento de crimes em propriedades rurais, foram apreendidas e os 04 (quatro) envolvidos no ato criminoso, presos na porta de entrada para a zona rural de Aquidauana. Já no que se refere a ‘presença ativa’ nesses locais, os resultados também foram extremamente significativos, pois a Polícia Militar e demais órgãos envolvidos, percorreram quase que toda a extensão rural dos municípios, dando um grande recado ao crime organizado – de que a Polícia Militar se faz presente e está alerta para dar a pronta resposta a eventuais ações ilegais que porventura venham a ocorrer.

Além disso, vale lembrar que a operação desencadeada não foi um fato isolado. A ideia é repetir o feito de maneira sistemática ao longo do ano, com a manutenção de equipes em rondas permanentes, visitas constantes aos proprietários rurais, a fim de colher informações precisas e manter o contato cada vez mais próximo, tendo como objetivo a garantia da
tranquilidade e segurança dos moradores do campo e o cuidado com suas propriedades.

Comando de Policiamento de Área 3 – Sua segurança é a nossa Prioridade!

(Assessoria de Comunicação Social do CPA-3/PMMS)