Campo Grande (MS) – Na data de hoje (06/10), foram realizadas as eleições para prefeito e vereador em cada município, e a PMMS garantiu a segurança e um pleito eleitoral tranquilo em todo o estado de Mato Grosso do Sul.
A Polícia Militar esteve presente nos 79 municípios e 54 zonas eleitorais. No estado, a maioria do eleitorado é formada por mulheres, um total de 1.065.550, o que representa 52,4%, enquanto os homens somam 967.043 eleitores, conforme levantamento do TRE-MS.
A PMMS trabalhou conjuntamente com as demais forças de segurança, como a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros Militar, em apoio operacional à Justiça Eleitoral de MS na prevenção de delitos e na prática de crimes eleitorais.
O objetivo foi proporcionar segurança nos locais de votação, de apuração, de totalização dos votos e em áreas de interesse operacional, em consonância com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul.
Dentro do planejamento operacional, foi executado o serviço ordinário diuturnamente nos municípios, além do emprego do efetivo para a realização do policiamento ostensivo, preventivo e repressivo.
Conforme o secretário-executivo de segurança pública, Coronel PM Wagner Ferreira da Silva, não houve ocorrências de complexidade em Mato Grosso do Sul. Toda a eleição foi acompanhada em tempo real pelas equipes de segurança responsáveis pelo monitoramento do pleito eleitoral.
A PMMS empregou para as eleições de 2024 mais de 2.000 homens e 100 viaturas policiais, realizando o policiamento em mais de 890 locais de votação. Foram registradas 16 prisões no estado, sendo dez de eleitores e seis de candidatos, por crimes eleitorais e outros delitos, como desacato.
Assessoria de Comunicação Social da PMMS