Nos últimos dias, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul realizou no município de Aquidauana, cidade Sede do Comando de Policiamento de Área 3 e no município de Corumbá, dois encontros para o alinhamento de diretrizes do Policiamento Rural. O evento teve como anfitrião o Comandante do CPA-3, Coronel PM Marcos do Nascimento Silva e contou com a presença do Coordenador Estadual de Policiamento Rural, Coronel PM Gilberto Gilmar de Santana, Comandantes de Unidades Operacionais subordinadas ao CPA-3 e policiais militares que executam a modalidade de policiamento na região do Pantanal Sul-mato-grossense.
As reuniões tiveram como principais objetivos a padronização dos procedimentos administrativos relacionados ao manuseio das ferramentas de georreferenciamento e Sistemas digitais da Segurança Pública de MS, as estratégias de alcance dos produtores rurais e a operacionalização do policiamento preventivo e ostensivo rural por parte dos policiais militares que já vem executando com afinco as atividades em favor do ‘cidadão do campo’.
No primeiro encontro (16.05) ocorrido na cidade Sede do CPA-3, o Coronel PM Santana enfatizou a respeito do emprego do Sistema Informatizado da Secretaria de Estado e Segurança Pública de MS, chamado CADG, que consiste no monitoramento das viaturas policiais, desde o recebimento da ocorrência, até o fim do atendimento. Em suma, tal ferramenta permite verificar, por meio de georreferenciamento, quais viaturas estão disponíveis e em quais locais estão sendo empenhadas, tudo em ‘tempo real’, possibilitando o empenho das equipes policiais em pontos críticos de uma área e em pontos que necessitem de uma maior atenção.
Já no segundo encontro ocorrido em Corumbá (17.05), agora com a presença do Comandante local, integrantes da SEJUSP e representantes dos produtores rurais, o coordenador expôs o ‘norte’ das ações desenvolvidas, com ênfase nos cadastros das propriedades rurais, que nos próximos dias receberão uma placa de identificação com a logomarca da PMMS, sua localização geográfica e outras informações pertinentes que a identifiquem como participante do Programa. Tais placas serão fixadas em pontos visíveis nas entradas das propriedades, o que facilitará o pronto atendimento por parte das equipes operacionais nos locais sensíveis com maior agilidade, em caso de pratica de crimes.
À luz do acima exposto e seguindo o exemplo do que já vem sendo realizado em todo o Estado, o Coronel PM Marcos, Comandante de Policiamento de Área 3/PMMS, com área de atuação no Pantanal Sul-mato-grossense nas regiões que compreendem Aquidauana, Jardim, Bonito, Corumbá e outras 10 cidades subjacentes, ratifica que tem executado, desde o início, o Policiamento Rural de acordo com as diretrizes acima propostas, com a realização de visitas comunitárias, cadastros e explanação dos objetivos do Programa, a fim de coibir a prática de crimes no campo, como furtos, roubos, abigeatos e outros. Paralelo a isso, as equipes também realizam abordagens a pessoas e veículos para garantir a segurança de quem trafega pelas vias rurais e proporcionar sua presença ostensiva que coíbe a ação de criminosos nessas localidades.
É de grande importância deixar claro que o ponto chave do encontro promovido nesta tarde pela Coordenadoria de Policiamento Rural da PMMS, teve como alicerce o chamado ‘Programa Campo Mais Seguro’’, lançado pelo Governo de MS no ano de 2022, que desde então tem como alvo o combate aos roubos e furtos em propriedades rurais, com um sistema de prevenção criminal moldado pelo monitoramento georreferenciado de tais ambientes. Para isso, desde o lançamento das ações governamentais, tem ocorrido o investimento em viaturas caracterizadas e capacitações dos policiais militares, para que as guarnições de serviço possam ser empenhadas no patrulhamento em todos os biomas de Mato Grosso do Sul, do Pantanal ao Cerrado.
Comando de Policiamento de Área 3 – Sua Segurança é a nossa prioridade!
1° Sargento PM Geosmar – Assessoria de Comunicação Social do CPA-3/PMMS.