Polícia Civil Participa da Ação Kuña Mbarete para Garantir Cidadania a Povos Indígenas Urbanos no dia Internacional Dos Povos Indígenas
W3.CSS

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), em um esforço conjunto para assegurar a cidadania aos povos indígenas que vivem em contextos urbanos, participou nesta terça-feira, 09/08, da ação Kuña Mbarete na Aldeia Água Bonita, situada em Campo Grande/MS. Integrando as atividades da campanha Agosto Lilás, esse evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), em colaboração com a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres e a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para os Povos Originários.

A iniciativa, fruto de uma colaboração abrangente, também incluiu a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), o Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena/MS), a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) e a SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos de Campo Grande).

A ação disponibilizou uma série de serviços essenciais, como registro de boletim de ocorrência, palestras educativas sobre o enfrentamento à violência e a importância das mulheres fazerem a denúncia, inscrições para oportunidades no mercado de trabalho, emissão de carteira de trabalho, testes rápidos para HIV/Sífilis/Hepatite B e C, atividades voltadas à saúde mental, vacinação contra a gripe, serviços de corte de cabelo e assistência relacionada à promoção dos direitos sociais e de cidadania, à população indígena.

Durante a ação, mulheres e crianças da aldeia, agraciaram a todos com uma cativante apresentação cultural. O evento terá continuidade ao longo do dia, e na quinta-feira, 10/08, a DEAM continuará presente, na ação que será realizada na Aldeia Darcy Ribeiro, a cidade de Campo Grande/MS.

Fotos: Jéssica Salles