No mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Dourados realizou no último sábado, 27/05, uma ação social com a participação de mais 150 crianças indígenas na Aldeia Jaguapiru, em Dourados-MS. A ação, voltada para participantes do projeto LibertArte, aconteceu no Centro de Formação Indígena Antônio Tonani.
O evento contou com a participação de servidores da DAM e de voluntários de outras instituições: Polícia Militar, Guarda Municipal, Instituto Mulher, Viva Mulher, Laboratório Sabin, COMCEX, Moto Club Filhos do Velho Barreiro, Comissão de Justiça Sistema Restaurativa, CMDCA, além de professores e alunos da Universidade Federal da Grande Dourados e Faculdade Anhanguera. O encontro proporcionou um momento com brincadeiras, músicas, oficina de artes, alimentação e orientações.
No município de Dourados-MS, a DAM é responsável pela investigação dos crimes que envolvem à violência sexual praticadas em desfavor de crianças e adolescentes do sexo feminino, o que corresponde à 88,5% dos casos. Em Dourados, cerca de a maior parte ocorre nas aldeias indígenas e no ambiente doméstico por abusadores conhecidos das vítimas.
Nesse sentido, a DAM foi até a aldeia com o intuito de trazer um momento de alegria para as crianças e ainda informação e conscientização sobre a importância de uma participação ativa de todos nesta temática.