A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul realizou nesta sexta-feira, em Ribas do Rio Pardo-MS, a operação “CIVITAS”, que teve como objetivo reprimir as violações das normas consumeristas administrativas, cíveis e criminais, especialmente o abate clandestino de animais. A cidade de Ribas do Rio Pardo foi escolhida como palco da operação devido às denúncias recebidas pelos órgãos de controle da cidade que revelaram a dificuldade de enfrentar uma demanda tão grande.
A ação contou com a participação de diversas unidades policiais, como GARRAS, GOI, DEH, DENAR, DERF, DELEAGRO, DEAM, para o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão, além de outras forças como Polícia Militar Ambiental, Coordenadoria de Perícias, IAGRO e PROCON. A ação conjunta foi fundamental para retirar de circulação produtos impróprios para o consumo e garantir a segurança alimentar da população.
Durante a operação, seis pessoas foram presas em flagrante, açougues e mercados foram lacrados e foram apreendidas 22 toneladas de tripas, que serão descartadas.
O abate clandestino é uma questão de segurança pública e de saúde, pois os animais são furtados ou desviados de rebanhos ilegais, muitos deles doentes, e as carnes produzidas não seguem as normas de abate humanitário, além de não serem fiscalizadas por órgãos competentes, o que aumenta o risco de contaminação por doenças.
Destaca-se a importância do trabalho em conjunto de todas as instituições envolvidas, bem como o trabalho da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (DECON), que teve um papel fundamental na coordenação da operação. Ações como essa garantem a segurança e a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor final.
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul continuará trabalhando para garantir a segurança e a qualidade dos produtos comercializados no estado.