Padilha diz que ‘enterrará’ Tabela SUS para garantir atendimento especializado à população

Ao tomar posse nesta segunda-feira (10) como ministro da Saúde, Alexandre Padilha prometeu “enterrar” a Tabela SUS, em uma sinalização da disposição do governo federal de remunerar melhor os profissionais da área e, assim, garantir mais acesso à população.

“Teremos a coragem e a ousadia necessária para superar esse modelo da tabela SUS. Enterrá-lo de uma vez por todas e garantir acesso da população a especialistas”, afirmou. “Queremos um novo modelo de remuneração que sinalize aos Estados, municípios, Santas Casas que pagaremos mais e melhor pelo atendimento especializado no tempo correto.”

A Tabela SUS é a referência oficial de valores pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para procedimentos médicos, hospitalares, exames, cirurgias e outros serviços prestados por hospitais e clínicas conveniadas. Estabelecida pelo Ministério da Saúde, ela define o valor do reembolso por atendimento realizado na rede pública e contratada, sendo frequentemente criticada por valores defasados em relação aos custos reais dos procedimentos.

Padilha afirmou ainda que irá buscar apoio no setor privado para garantir o acesso da população a esses médicos. Mas advertiu que o problema não será sanado de maneira repentina.