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Na semana passada, houve muitas notícias online sobre a decisão da BMW de cobrar US$ 18 por mês pela opção de assento aquecido de seu carro na Coreia do Sul. Vice conversou com uma comunidade de hackers que desbloqueiam vários recursos da gigante alemã há anos e descobriram que estavam prontos para ajudar os proprietários de carros a desbloquear essa opção.

Essas comunidades de audiófilos adicionaram recursos extras, abriram opções para bloquear determinadas áreas ou removeram elementos indesejados, como sons irritantes. Eles anunciam seus serviços através de vários fóruns. Um dos especialistas disse à publicação que eles podem desbloquear os assentos aquecidos e, se a BMW não permitir, podem adicionar o recurso por meio de modificações de hardware.

Todos os carros estão disponíveis em uma variedade de opções e são oferecidos como parte de pacotes que exigem pagamento adicional na compra de um carro. Inicialmente, esses eram alguns elementos físicos e adições de hardware, mas cada vez mais recursos de software começaram a ser adicionados a eles. De fato, isso significa que todas as funções implementadas no nível do software vivem no carro, mas são bloqueadas até que o proprietário pague por isso. As montadoras parecem ter percebido que poderiam ganhar mais dinheiro fazendo as pessoas pagarem duas vezes por recursos de software: uma vez por um carro e outra por uma assinatura.

A Tesla vende alguns recursos por meio de atualizações de software, principalmente os kits Autopilot e Full Self-Driving, que custam mais de US$ 12.000 para desbloquear. Mas a BMW superou tudo. Primeiro em 2019, a empresa anunciou que custaria US $ 80 por ano para usar o Apple CarPlay e, mais recentemente, decidiu oferecer a opção de bancos dianteiros aquecidos apenas por assinatura. Tudo isso levou à criação de um nicho específico no mercado que oferece serviços que desbloqueiam recursos pagos em carros.